Santana Lopes afirma, “só quem for muito desonesto e ignorante é que atribui a bancarrota a Sócrates”

This is a satirical website. Don't take it Seriously. It's a joke.

2059 81780 Shares

Santana Lopes afirma, “só quem for muito desonesto e ignorante é que atribui a bancarrota a Sócrates”

“O sistema dos poderosos era mais amigo de Cavaco Silva do que de José Sócrates”, afirma o antigo provedor da Misericórdia de Lisboa, que também atribui culpas a “algum sector financeiro e alguns empresários” e á crise das dívidas públicas mundial.
O segundo volume da biografia de Cavaco Silva chegou às livrarias esta semana. Escrito pelo jornalista José Pedro Castanheira, tem cerca de mil páginas e conta os anos da vida pública desde a sua eleição para Secretário geral do PSD até à passagem de testemunho para Marcelo Rebelo de Sousa na Presidência da República. Inclui, portanto, os anos das crises políticas, com a ida de Durão Barroso para Bruxelas, a nomeação de Santana Lopes para primeiro-ministro por Jorge Sampaio, a posterior dissolução do Parlamento e a demissão do Governo.
O autor teve acesso ao arquivo particular de Sampaio, entrevistou-o durante dezenas de horas e, como se lê na contra-capa, entrevistou mais 198 pessoas que se cruzaram com o biografado: amigos, rivais, colaboradores, apoiantes e críticos. Mas entre essas pessoas não está Santana Lopes que não gostou de ler no livro que Sampaio estava “farto” dele.
“Fartei-me do Santana como primeiro-ministro, estava a deixar o país à deriva - mas não foi uma decisão ad hominem. (...) Hoje faria o mesmo. De vez em quando é preciso dar voz ao povo - e percebi qual era o sentimento do povo”, diz Sampaio, citado na sua própria biografia.
Nesta entrevista à Renascença, Santana diz que não foi o povo que o Presidente ouviu, mas empresários e banqueiros reunidos na Cotec (associação empresarial para a inovação com o alto patrocínio do Presidente da República).
O antigo primeiro-ministro diz que nunca teve dúvidas de que a sua queda foi “uma decisão política deliberada” e manifesta-se disponível para uma conversa pública com Jorge Sampaio para esclarecerem como “pessoas dignas e civilizadas” o que chama mesmo de “factos alternativos” contados no livro.

This is a satirical website. Don't take it Seriously. It's a joke.

loading Biewty

Most Popular

  1. 1

    has ganado un iphone 12 pro max Solo tiene que mandárselo a 20 personas de tus amigos